14.1.15

Liberdade de expressão ou libertinagem nas expressões?

A Liberdade Expressão é um direito em todas as democracias mundiais e, nos garante autonomia em dizer, pensar, escrever ou publicar aquilo que quisermos, claro sempre prezando o respeito sobre si mesmo, o outro, o governo em questão (constituição de cada país), bem como a funcionalidade das pessoas que nos rodeiam.

A “Libertinagem nas expressões” acontece todas as vezes que ferimos nossas vidas pessoais e a de outrem, ou seja, “Libertinagem é um termo oriundo do francês "libertinage", significa devassidão e é a característica de alguém que vive uma vida de libertino.” É quando perdemos a noção de liberdade de si mesmo e do outro, ou seja, perdemos o bom senso.
Creio que estamos vivendo um tempo onde o “Bom Senso” entre Liberdade e Libertinagem se confundem. Devido nossa criação e formação nas gerações X e Y que desembocaram na geração Z, os conceitos e diferenças dessas palavras se perderam e, com isso, perderam-se também os princípios básicos do senso comum ou bom senso sobre o que é verdade ou mentira e também do certo ou do errado.

Creio que devemos nos auto avaliar antes de tomar qualquer decisão entre liberdade ou libertinagem, pois até mesmo essas palavras dependendo de quem somos e onde vivemos tem significados totalmente diferentes, eu por exemplo estou usando como base para escrever, meus princípios de um homem de 48 anos que nasceu e vive no Brasil, onde passamos recentemente por um período de ditadura e estamos engatinhando no que diz respeito a república e democracia. Logo, muito provavelmente estou “julgando” essas a palavras (Liberdade e Libertinagem) dentro somente dos meus parâmetros. Cabe a cada um de nós observarmos de verdade o que eu acredito e sei sobre Liberdade de Expressão? Também  acredito que é fundamental que avaliemos a palavra Liberdade, o que ela significa para mim? Como eu aplico a Liberdade em minha vida? Como vejo a liberdade na vida do outro?
E, juntamente com a liberdade, deveríamos avaliar o que é libertinagem, pois através desse consenso entre Liberdade e Libertinagem poderíamos traçar processos de entendimento sobre a tal “Liberdade de expressão”...
__________
- Paulo Bregantim
Psicanalista Clínico. Escreve sobre a alma e coisas simples. Simples assim.
Atende na clínica Reciclar Unidade II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário